domingo, 23 de novembro de 2008

Chuvas já mataram oito pessoas em SC; mais de 4.000 estão desabrigados

Os mortos por causa das fortes chuvas que atingem Santa Catarina chegam a oito, segundo a Defesa Civil do Estado. A situação ainda é considerada crítica e já são contabilizados 4.488 desabrigados, sendo que 2.977 foram para casa de parentes e amigos e 1.411 estão em abrigos públicos.
Artur Moser/Agência RBS

Cinco mortes foram registradas em Blumenau, enquanto as demais ocorreram em Garuva, Gaspar e Brusque. Todas as vítimas foram soterradas.

Quase 30 municípios foram afetados pelas chuvas. Joinville registra 1.500 pessoas desalojadas e 300 desabrigadas. Em Balneário Camboriú, parte do Hospital Santa Inês foi atingido pelo desmoronamento de um barranco e os pacientes tiveram que ser removidos para outros setores. Em Brusque, houve deslizamentos e alagamentos e 100 casas tiveram que ser interditadas. Na capital Florianópolis, existem 120 desabrigados, principalmente no sul da ilha.

O governador Luiz Henrique da Silveira decretou situação de emergência na tarde de sábado. Na manhã de hoje, a Defesa Civil emitiu alarme também para Blumenau e todo o Vale do Itajaí. O rio Itajaí-Açu está com mais de 9 metros acima do nível normal.

Diversos trechos de rodovias estaduais e federais estão interditados por causa de deslizamentos e queda de barreiras. Na SC 416, uma barreira caiu no km 51, perto de Pomerode, e a rodovia está totalmente interditada. A via tanbém está interditada na altura do km 235 da BR-101, no sentido Norte-Sul, próximo ao Morro dos Cavalos. Também há interdições nos quilômetros 66, 69 e 73 da BR-280, em Jaraguá.

A via continua fechada entre os quilômetros 33 e 41 da BR-470 devido à explosão de um gasoduto, que gerou uma cratera no local. Ainda há risco de outros deslizamentos por isso a Defesa Civil orienta a população a usar seus veículos apenas em casos de emergência.

A previsão é de mais chuvas atinjam o Estado provocando novas enchentes, principalmente no Vale do Itajaí. Cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene estão sendo tregues às famílias atingidas pela chuva. Instituições de emergência de outros Estados foram convocadas pela Defesa Civil de SC para auxiliar nas ações de emergência.

Nenhum comentário: